Expedição Puna Argentina 2018 - Dia 03 - Campos de Piedra Pomez

Segunda-feira, primeiro dia do ano de 2018. Hora de abandonar esse paraíso chamado Finca Albarossa e seguir nosso destino em direção aos confins da Puna Argentina. Mas antes vamos garantir umas garrafas de vinho Torrontés que são muito bons e estão com ótimo preço.

Já na saída nos deparamos com uma característica do Valle Calchaqui. Pela Ruta 40, atravessando a cidade de Santa Maria pegamos uma forte chuva com enxurradas e ruas alagadas. Pedestres bêbados e cantores de rua em plena manhã de 01 de janeiro. Porém 2 km depois de passar a cidade, aridez total! Chão seco, poeira e sol de lascar. Incrível!

Em El Eje, depois de rodar 140km ao sul pela Ruta 40, acessamos a Ruta Prov. 43. No trevo tem um posto, onde abastecemos os Jimnys. Logo seguimos em direção a Antofagasta de la Sierra, num caminho de mais de 200km que alterna entre asfalto e estrada de chão. A aridez e a altitude sempre aumentando até atingir 4.000 msnm para depois descer novamente a 3.400 msnm onde está nossa cidade.

Cruzando El Peñón pegamos um caminho 4x4 para visitar os magníficos Campos de Piedra Pomez, que consiste em um derramamento de lava branca por 40km montanha abaixo. Diariamente castigado por fortes ventos com areia, desde tempos longinquos. Cenário inusitado e hostil com formas e desenhos. Pegamos rajadas de vento com areia, pra saber como funciona, porém depois que fomos embora, avistamos de longe uma tempestade de areia no local. Saímos na hora certa!

Ao completar 400km chegamos em Antofagasta de la Sierra com a temperatura caindo, fome e cansaço subindo.

Continua...

(Clique nas fotos para ampliar.)


Ruta 40 e as cabras.

Ruta Prov. 43

Ruta Prov. 43

Dunas de areia branquinhas na beira da estrada acima dos 3.000 msnm.

Parada a 4.000 msnm para regar o deserto com ventos fortíssimos. Tarefa difícil e possívelmente molhada.

Camino solo para 4x4. Realmente só se aventure se tiver boa tração.

Calaminas. As terríveis costeletas que fazem afrouxar até os dentes.

Segue por 40km montanha acima.

Pedras corroidas...

...e lascadas.

Vento sempre vem do mesmo lado, da parte baixa da montanha, polindo e limpando a pedra.

Vastidão.

Complejo Pucará. Morada do escorpião. :)

Lembre de se abaixar nas portas! Os nativos não tem esse problema. :)

Continua...