TransAndes 2013 - 8º e 9º Dia

TransAndes 8º Dia


Amanheceu um lindo dia na Cuesta del Portezuelo, em Catamarca. Principalmente porque tínhamos um janelão a 1700m de altitude com vista para o vale e uma montanha no outro lado. A medida que o sol subia, a sombra da nossa montanha na montanha a frente diminuia. Levando em consideração a distancia, a altitude, a atmosfera limpa e a minha sonolência, a imagem era mágica e parecia saída dos sonhos.

Com isso acordamos cedo, arrumamos as coisas, carregamos tudo no carro, batemos fotos e ninguém aparecia. Parece que somos os únicos vivos nesse lugar. Até que enfim apareceu alguém e preparou um rápido e leve desayuno para nosotros. Um sentimento estranho me fez pensar: "Como pode um lugar desses, tão bem projetado, com um cenário dignamente maravilhoso, numa localização incrível ser tão pouco usado"? Além do nosso quarto, acho que tinha apenas mais 1 ou 2 ocupados. Se fosse no Brasil, certamente estaria lotado, e a tarifa seria 4 ou 5 vezes maior.

Seguimos viagem pelo lado de cima, pelos campos de altitude. Uma bela estradinha de chão que segue um trecho pela borda da Sierra de Ancasti, mas logo a atravessa e vira uma serrinha do outro lado. Nisso ví um Condor enorme, numa das curvas da serra. Passou aquele passaro gigante por cima de nós, com seu colarinho branco, fazendo sombra no carro. Uau! Esse é o maior que eu já vi! Tirei uma foto dele, mas como não há parâmetro de tamanho, deixo vocês imaginarem. Com quase 2,5 metros de envergadura, pairando no ar com as asas abertas...

Cenário bonito da serra, logo abaixo começa o asfalto, em Tintigasta, e logo a frente El Alto. Seguimos em direção a Santiago del Estero, capital da província de mesmo nome. Enquanto descia a serra, ia lamentando...  Nossa viagem estava acabando. Daqui para frente são mais de 1700 quilômetros de planície monótona e muito calor, pelos próximos 2 dias. E foi bem assim. Só hoje serão 800km.

Passamos por Santiago del Estero, cidade grande, feia e empoirada. Seguimos pelas imensas retas que atravessam a Argentina, com muito vento lateral e muita poeira. Pelamordedeus! De onde vem tanta poeira? Teve um momento que meu termômetro marcou 43º, próximo a Presidencia Roque Sans Peña. Chegando na capital Corrientes a poeira cessou, mas o vento lateral voltou forte, derrubando em 20º a temperatura. Nas margens do Rio Paraná a cidade é bem bonita. Nos hospedamos no Don Suites Apart Hotel, excelente hotel que sugiro a todos que estiverem de passagem por Corrientes.

TransAndes 9º Dia


Acordamos cedo, pois hoje temos muito o que andar. O vento forte lateral continua e o tempo parece que vai desabar. Ainda bem que na Argentina os asfaltos são bons e com pouco movimento, assim se consegue fazer grandes distâncias sem perda de tempo e com segurança. Hoje rodamos 980 km, e chegamos em casa cansados mas felizes.

E assim termina nossa viagem! Foram dias intensos em que tivemos muitas experiencias agradáveis, além de fazer bons amigos. Viajar pelo Mercosul não é caro e esse roteiro pode ser feito tranquilamente por qualquer um com um pouquinho de programação. Foi uma viagem perfeita, tudo funcionou muito bem e estamos felizes por chegar em casa e contar essas histórias. Espero ter conseguido despertar o interesse de quem não conhece ou a lembrança de quem já curtiu esses caminhos. Obrigado!


(Clique nas fotos para ampliar…)



Amanhecendo e a miragem de luz.

Um belo dia!

Hosteria, o vale e a barreira. Do outro lado daquela montanha é deserto.

Bela estradinha nos campos de altitude.

Nas bordas da Sierra de Ancasti.

Faixa montanhosa.

Lembra um pouco os Campos de Cima da Serra na Serra Gaúcha

El Cóndor e seu colarinho branco.

Parada para fotografar o Condor.

Bela serrinha. As paisagens interessantes acabam por aqui...

Logo começa o asfalto e os 1700km que nos separam de casa.

Ultrapassando o caminhão no trecho de pista única, entre Taboada e Suncho Corral.

Interior da Argentina. Suncho Corral, Santiago del Estero.

Coluna de poeira.

Centenas de quilômetro submerso na poeira.

Chegando em Corrientes

Praia no Rio Paraná em Corrientes.

Ponte General Manoel Belgrano 

Janta em Corrientes, com cerveja Patagônia e peixe do Rio Paraná.




Trip Rutas Andinas - 1º e 2º Dia