Rutas & Cuestas Andinas 2016 - 4º Dia

Villa Union nos brindou com um amanhacer maravilhoso! Tempo limpo, céu azul e as coloridas montanhas em frente ao hotel bem iluminadas pelo sol matinal. Um pouco de neve no alto dos cerros por conta do tempo emburrado do dia anterior. No outro lado, o colossal Cerro Famatina, com seu pico chamado de General Belgrano, a mais alta montanha das Américas fora da cordilheira dos Andes, com 6097 metros de altitude, coberta de gelo até a metade, mas que por causa da luz contra não estava tendo todo o "contraste" que merece.

Após o café da manha no hotel e preparar as coisas nos carros, fizemos os 55km que separam a cidade da entrada do Parque Talampaya em pouquíssimo tempo, com a ajuda das boas e lisas estradas da Argentina. Um pouco de pressa para fazer o passeio no Canyon Talampaya no primeiro horário. De qualquer forma tivemos uma hora pra curtir o entorno até o inicio do passeio, que é feito por um ônibus que tem acentos interiores para fazer o trajeto mais rápido e outros acentos em cima para andar lentamente no leito seco do rio entre as paredes do canyon. Passeio maravilhoso que não vou descrever. Se quiser saber como que é vai lá e faça! Vale muito a pena!!!

Depois de algumas horas de curtição retornamos a estrada, seguindo pela RP 76 até Baldecitos, onde pegamos a novíssimo trecho da Ruta 150 que cruza por dentro do Parque Ischigualasto descendo uma imensa quebrada nas Sierras de Valle Fértil por uma moderna pista com túneis e viadutos. Obra que compõem o corredor Bioceânico que junto com o futuro Túnel no Paso Agua Negra, integrará Brasil, Argentina e Chile, fazendo a ligação entre o Oceânico Atlântico e o Pacífico.

Os quilômetros seguintes foram de puro prazer ao volante, com uma profusão de serras, cerros coloridos, túneis novos, túneis antigos, mirantes, rios, cáctus e curvas, muitas curvas. Algumas delas até com espelhos para enxergar se vem alguém no sentido contrário e evitar surpresa. Durante esse trajeto um céu de nuvens negras crescia em nossa direção, anunciando uma tormenta a qualquer instante. Nesta geografia é bem preocupante as chuvas fortes, pois as dezenas de badens (partes rebaixadas da estrada preparadas pras fortes enxurradas) poderiam ficar interrompidas, além disso as enxurradas nem sempre respeitam os badens, podendo ser em qualquer lugar, levando pedras, terra e até arbustos, ou seja, preocupante.

Abastecemos as viaturas em San José de Jachal e seguimos a Rodeo por mais um trecho interessante da Ruta 150, fazendo jus ao objetivo da nossa expedição. Depois de umas fotos no Embalse Cuesta del Viento, de visual bem interessante, fomos a nossa pousada rural chamada El Viejo Carreton. Jantamos bem na Finca El Martillo, com vinhos da província de San Juan. Lugar calmo e aconchegante porém a mulher que nos atendeu, sendo a única que havia para isso, estava com algum problema em demostrar simpatia. Tivemos um dia fantástico e repleto de paisagens e estradas maravilhosas. "Era disso que estávamos falando!"

Abaixo muitas fotos. Clicar pra ampliar.


Amanheceu em Villa Union


Hotel Pircas Negras


Vista na frente do hotel


Vista na frente do hotel








Mira papa! hehehe


Nevado Famatina visto do Parque Talampaya.





Que boca cheia de dentes!


Desbravador de canyons!


Trio explorador


Uhuuuu!!!!





Paredão rachado do Canyon Talampaya


Canyon Talamapaya





Oh céus!
















Hora de tomar vinho e comer azeitona. Bom demais!!!


Santa Florentina Malbec Syrah





Arriba!


Canyon Talampaya e o leito do rio seco


Uhuuuu!!!!!








El Monje

















Uma pausa para pensar na vida...


Trecho novo da Ruta 150













Havia muitos túneis nesse trecho.





Bernardo entretido


Patrolando o asfalto! Resultado das enxurradas.









A Santa Fé do Auri passou raspando os retrovisores. ehehe


Forasteiro








Cuesta del Viento


Chegando em Rodeo


Na pousada rural El Viejo Carreton.


Finca El Martillo