Rutas & Cuestas Andinas 2016 - 8º, 9º e 10º Dia e Roteiro

8º Dia (06/02/2016)

Hoje inicia o feriado de Carnaval e os hotéis estão sem disponibilidade. Só nos resta ir embora um dia mais cedo. A questão é se vamos achar onde dormir no caminho pra casa.
De forma um pouco atrapalhada (por culpa do GPS é claro! hehe) cruzamos novamente no meio da capital Mendoza. Estamos indo em direção a Córdoba por um caminho alternativo e não o óbvio que o GPS e o transito comum indica.
Após passar por algumas cidadezinhas do interior de Mendoza, igualmente produtoras de uva, vinho e azeitonas, pegamos a Ruta 142, que curiosamente não é um retão, pois é uma região arenosa com dunas altas e encobertas por uma vegetação rala. Em seguida por um longo trecho da Ruta 20, mostrando que somos pequenos diante deste mundo gigante. Uma leve inclinação no chão nos permite enchergar a estrada e a paisagem a longas distancias de forma inusitada. Cruzamos por áreas pertencentes as províncias de San Juan, San Luis e finalmente Córdoba aos pés de suas belas Sierras.
Pela RP 14 passamos pelo maravilhoso Camino de Las Altas Cumbres de Córdoba. Uma serra rochosa que nos faz subir até os 2300 metros de altitude para transpô-la. Repleta de turistas aproveitando o final de semana largo. Meu temor de não achar hotéis aumentou. Então desistimos de ir a Alta Grácia, cidadezinha turística, pois certamente não encontraríamos onde dormir e fomos direto a Córdoba. Uma mega cidade que gostaria de desviar, mas que acabamos por atravessá-la de ponta a ponta e bem pelo miolo. No Hotel ACA (Automóvil Club Argentino) nos avisaram que a cidade estava lotada e deveríamos tentar em outro lugar. Com a valiosa ajuda do balconista, que não mediu esforços em pesquisar e telefonar encontramos uma cidade no caminho com hoteis expressos, pois lá tem a sede de uma grande empresa. Em virtude do feriado estariam com disponibilidade. Lá fomos nós noite adentro até Arroyito, Córdoba.


Se aproximando das Sierras de Córdoba.


Verdadeiras montanhas rochosas.


No alto dos 2300 metros do Camino de las Altas Cumbres, a neblina deu o tom de inverno.


Breve parada antes da descida.


Bernardo mostrando como estavam todos os integrantes da viagem. Cansados...


Descendo o Camino de Las Altas Cumbres de Córdoba.


Quase chegando a Falda del Carmem. Muitas curvas...



9º Dia (07/02/2016)

Após o café "limitado" do Hostal del Arroyito seguimos pela Ruta 19, passamos por San Francisco e logo estávamos rodando  no caminho já conhecido da ida. Breve descanso em Santa Fé e passamos novamente pelo Túnel subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis, por baixo do Rio Paraná, com 3,5 km de extensão, sendo 2,4 km entubados e que já completou 47 anos de existência. Mais uma vez o longo trecho da Ruta 127, com uma parte de asfalto deteriorado. Em seguida a Ruta 14 de pista dupla até Paso de Los Libres onde tivemos a árdua tarefa de gastar o que restou dos Pesos Argentinos, abastecendo, comprando cositas ou trocando com cambistas. Cruzamos rápido pela aduana, pela ponte internacional e de noite chegamos em Terra Brasilis! Tinhamos reserva no Hotel Presidente o que nos deixou tranquilos e sem pressa.


Hostal del Arroyito.


Melhor hotel da cidade, amplo, totalmente climatizado e o café da manha mais magrinho de toda a Argentina.



10º Dia (08/02/2016)

Foto de despedida!
Estamos no Brasil, mas temos que atravessar o nosso Rio Grande do Sul pra chegar em casa. Seguimos pela BR 290 e no trevo com a RS 377 nos despedimos numa grande foto comunitária. Daqui o Darci seguiu seu caminho a Rio Grande. O Auri nos acompanhou por um longo trecho, sempre de bate-papo no Talkabout, até a hora do almoço. Nos despedimos pelo rádio e segui em frente aproveitando o sono do Bernardo. Depois de 680km chegamos em casa cansados porém contentes com a viagem.

O roteiro estava muito legal. A companhia foi ótima e tudo correu muito bem. Simplesmente bom demais!!! Era disso que eu tava falando! :)


Las compritas!


Roteiro

Nos mapas abaixo cada dia representado por uma cor:
Dia 01 (30/01/16) Uruguaiana - 640Km (verde claro);
Dia 02 (31/01/16) Miramar, Córdoba - 730km (verde escuro, ficou abaixo do azul claro);
Dia 03 (01/02/16) Villa Union, La Rioja - 730Km (amarelo);
Dia 04 (02/02/16) Rodeo, San Juan - 320Km (amarelo escuro);
Dia 05 (03/02/16) Chacras de Coria, Mendoza -  390Km - permanencia de 3 dias (verde);
Dia 06 (04/02/16) Passeio ao Vale de Uco, Mendoza - 170Km total (verde claro);
Dia 07 (05/02/16) Passeio ao Parque Aconcagua, Mendoza - 370km total (vermelho);
Dia 08 (06/02/16) Arroyito, Córdoba - 770km (azul);
Dia 09 (08/02/16) Uruguaiana - 700Km (azul claro);
Dia 10 (09/02/16) Casa - 680Km (branco).

Total de 5500 Km em 10 dias.


Mapa da Expedição Rutas & Cuestas Andinas.


Detalhe do mapa pela região árida, montanhosa e interessante.


Mapa com o relevo.


Assista ao video da viagem.