Trip Rutas Andinas 2013 - 3º Dia

Ruta 52 em Purmamarca.
Aqui em Purmamarca amanheceu frio e com um belo céu azul escuro e sol de brilho fortíssimo. Tomamos um matesito pra clarear as idéias, em seguida um desayuno estilo argentino, onde a única coisa que não é doce é a manteiga e o pão, e tudo servido a capricho pela Silvia.

Nossa programação pra hoje é terminar de subir a cordilheira, passar pelo salar Salinas Grandes e abastecer as motos e almoçar no povoado de Susques, em pleno altiplano. Mas o problema é que encontrar gasolina em Susques é uma loteria, tanto pode ter, como pode não ter. Aqui perto, em Purmamarca, não tem abastecimento, e caso falte em Susques, pode acontecer de não conseguirmos voltar ao hotel, ou então ter problemas no dia seguinte até o próximo posto...

A dona do Hotel Luna Daniela, sempre muito prestativa, tentou várias vezes e com vários contatos diferentes, saber se haveria gasolina no Complexo Pastos Chicos ou no centro do povoado de Susques, mas todas tentativas foram em vão, ninguém atendia o telefone. No dia anterior, quando abastecemos em Jujuy, um carona de um caminhoneiro de transporte de combustível, nos disse que faziam 2 dias que tinha subido um caminhão pra lá e que provavelmente haveria gasolina, pois costuma ir a cada 15 dias. Vou confiar no palpite do rapaz e vamos em frente, pois quando chegar lá a gente vê como está...

Subimos a bela Cuesta de Lipán, que termina no Abra de Potrerillos a 4170 m de altitude. Muitas curvas sendo vencidas por valentes caminhões, subindo e descendo aquela estrada de cinema. Uma paradinha rápida no salar e seguimos em frente. Estava um pouco ansioso pra ver se teríamos como abastecer.

Chegamos no Complexo Pastos Chicos, estacionei do lado da bomba de gasolina, que nem parecia um posto de gasolina, sob um sol forte e um vento gelado. Não havia ninguém a vista, até que apareceu um rapaz e veio a nosso encontro. Perguntei a ele:  ¿tiene nafta? ....................  Respondeu: Si!  Ah, que alívio. Um sorriso tomou conta do meu rosto. Agora estamos tranquilos. Vamos tomar uma Quilmes, almoçar bem descançados e depois retornar a Purmamarca lentamente, curtindo cada trecho da estrada.

E foi isso que fizemos. Passeamos com as motos na plana superfície do salar Salinas Grandes, tiramos mais algumas fotos, subimos novamente até Abra de Potrerillos. Já era fim da tarde e o sol já estava inclinado, com parte da paisagem ficando na sombra. Lá embaixo, bem longe, dava pra ver as nuvens formando um tapete grosso. Depois de descer um bom trecho, mergulhamos nelas. Um frio fortíssimo, e o ar mais úmido, nos fez sertir que não é nada fácil rodar com temperaturas de 0º ou menos. Foi um belo dia de sol, com rajadas de vento frio e oxigênio limitado, mas que foi tranquilo para nós e para as motos.

(Clique nas imagens para ampliar...)

Subindo a Cuesta de Lipán.


MauMau encotrou uma estalactive de gelo.



Ruta Nacional 52, descendo da Abra de Potrerillos em direção ao salar. Vento forte e muito gelado!


Podemos ficar sem gasolina pra voltar, mas tudo é festa. :)


MauMau mostrando toda sua grandeza.


Igrejinha a beira da estrada.


Chegando em Susques.


Quem são esses 3 extraterrestres!?!


Bendita Nafta!


Pastos Chicos.


Tim Tim!




Carne de lhama.


Maumau passeando em Susques.


Niños susqueños.


Estendendo a bandeira da nação Quelônios.


Centro de Susques.


Vamos nessa!


Cardones gigantes.


Ruta 52, conhecida pelo Paso Jama.


Vermelhinha é valente!


Sal salgado. hehe


Não sei porque fazem esses cortes no chão.


Maumau escolhendo um presente pra patroa.


Curioso as formas criadas pela cristalização do sal.


Cáctus e lhamas de sal.


Nas retas do altiplano.


Curtindo a estrada.


Meus fiéis seguidores.


Pedrinho a 4.000m.


Quelônios nas alturas.


Lá embaixo está nublado e frio, mas nós estamos acima disso tudo. :)


Looonga descida.


Trecho mais alto da Cuesta de Lipán.


Rodei toda essa distancia de casa, pra curtir minha moto nessa estrada, e em todas outras que virão nessa semana.


Mesmo nublado e escuro, Purmamarca mostra seus cerros coloridos.




Trip Rutas Andinas - 4º Dia