Trip Rutas Andinas 2013 - 7º Dia

Amanheceu um belo dia de céu azul, como era de se esperar aqui em Chilecito. Hoje vamos fazer o desvio para chegar em Villa Union, sem passar pela Cuesta de Miranda (estrada fechada), mas vamos aproveitar e visitar o Parque Ischigualasto que fica perto do nosso caminho. Conhecer esse parque era um dos objetivos da nossa viagem.

Um mate de manha cedo pra clarear as idéias, logo em seguida um dasayuno na nossa cabana e bora pra estrada! Longas retas que parecem não ter fim. O horizonte se move lentamente e a paisagem muda muito devagar, por conta destes cenários amplos.

Paramos para abastecer em Patquia até as goelas do tanque, pois temos que andar o resto do dia com esse combustível. O próximo abastecimento sómente em Villa Union quando chegarmos no fim da tarde

Mais alguns quilômetros e pegamos o acesso de 20km até o parque. Chegando lá, fizemos nossa inscrição e aguardamos o próximo passeio sair. Aqui se anda em comboio com o guia no primeiro veículo. Apesar do sol forte, está bastante frio. Optamos ir com nossas motos pelos mais de 30km de estrada de chão que dá a volta no interior do Parque Ischigualasto, até porque não conseguiríamos carona com os outros veículos.

Esse lugar é realmente interessante, com seu cenário pré-histórico, cheio de formações rochosas estranhas e inusitadas. Resultado do desgante do solo ao longo de milhares de anos de sol, vento e enchurradas. Convite para contemplar e fotografar. Assim que adentrávamos no parque, ao longo de um vale, com sua bela estradinha de terra a temperatura ia subindo rapidamente. Logo o que era frio virou um calor escaldante. A certa altura a estrada ficou fofa e arenosa e o comboio foi liberado, então partimos logo pra não ser ultrapassados pelos carros e engolir poeira, o que acabou acontecendo um pouco pois não tinha como andar rápido.

Chegamos cansados na portaria do Parque no meio da tarde e fomos fazer um almoço/lanche. Por conta do calor tomamos uma Quilmes. Essa mistura de calor, comida e cerveja deu um sono fortíssimo em mim depois que pegamos a estrada. Tive que parar e tirar um cochilo na beira do asfalto. Pilotar a moto de olhos fechados é perigoso. ehehe

Daqui até Villa Union é uma longa reta que parece não ter fim, que corta os parques Ischigualasto e Talampaya bem no meio. Nossa preocupação é com a gasolina, pois nunca andamos tanto sem abastecer, estamos indo devagar e acho que vamos conseguir! hehe Chegamos na cidade antes do entardecer e fomos direto ao posto. A moto do Pedrinho e do Maumau estavam na reserva algum tempo, e a minha como tem pouca sede tinha um pouquinho de gasolina ainda. Sorte nossa.

Nos hospedamos no Hotel Pircas Negras e fomos tomar chimarrão na beira da piscina e contemplar o por do sol, pintando de vermelho o Cerro Famatina, dando um espetáculo para os olhos.

(Clique nas fotos para ampliar...)


Acordando cedito pra pegar a estrada.


Sede do Parque Ischigualasto.


Dominei a fera!


Formações desgastandas mostrando as camadas de sua formação.


Valle de la Luna mostrando a terra em camadas. Períodos da idade do continente Pangéia.


Guánacos perdidos na imensidão árida do Ischigualasto.


Pelas estradas do parque.


Formação que lembra a Esfinge.


Se fosse mais reto podia usar de mesa.


Cancha de Bochas.


Curiosa formação natural intocável com algumas pedras redondas como bochas.


Pessoas sempre dentro dos limites...


Detalhe das rochas, que parecem arenosas, mas são bem sólidas.


A esfinge.


Leito de rio seco.


A formação mais admirada. O Submarino.


Continuação da formação anterior que não coube na foto.


Detalhe do chão. Pedrinhas que lembram as de rios, porém bem no alto do vale.


El Hongo.


El Hongo com o paredão vermelho forma uma imagem impressionante.


Simbora pegar uma poeira!


Foram mais de 30km de paisagens malucas.


Museo do Ischigualasto.


Muitas ossadas dessas foram encontradas no interior do parque.


Foto com o magrão.


Antigamente esse lugar devia ser agitado!


Quantos dentes você tem!


Maumau valente.


Um pra cada um.


Zorro Colorado como chamam. É uma raposa arisca e carnívora.


Sono incontrolável sendo controlado.


Cerro Famatina com 6250m altitude pegando os últimos raios de sol.


Final de tarde em Villa Union.




Trip Rutas Andinas - 8º, 9º e 10º Dia