Trip Rutas Andinas 2013 - 8º, 9º e 10º Dia

8º Dia - 27/09/2013

Acordamos antes de clarear o dia.  Hoje vamos alinhar nossas motos em direção a leste, direto pra casa. A saudade da família esta grande. Meu filho vai nascer daqui 2 meses e nem sabe que o pai está tão longe.

O sol aparece por traz das colinas dando um espetáculo. Pegamos a estrada logo cedo. Será uma longa jornada até chegar em casa, mas cada metro rodado é um metro mais perto da família. As linhas intermitentes do asfalto vão passando uma após a outra. Levaremos 3 dias para chegar.

Saimos então de Villa Union, província de La Rioja, pegamos novamente a RP 76 que corta o Parque Talampaya bem no meio, mais adiante a Ruta 150 e abastecemos em Patquia, no mesmo posto de ontem. Agora pela Ruta 38 seguiremos um longo trecho até a provincia de Córdoba. A aridez da paisagem sempre nos acompanhando.

Perto das serras de Córdoba começa a aparecer muitas árvores, inclusive fazendo sombra sobre o asfalto, que agora deixa de ser plano e segue subindo e descendo colinas. No entanto está tudo seco e amarelado, formando um cenário que nunca tinha visto, parece saído de um filme ou de algum cartão postal europeu. Na vontade de rodar não paramos pra registrar essa beleza diferente.

Em Valle Hermoso saímos da Ruta 38 para pegar o Camino del Cuadrado, que atravessa uma serra mas igualmente nos leva a Córdoba. Chamou a atenção a velocidade dos carros nas curvinhas dessa serra. Que gente apressada! Antes o subir o Camino del Cuadrado passamos na frente de um impressionante castelo. Chegando perto de Córdoba uma paradinha pra descanço e lanche num posto BR, hehe. Na volta a estrada impressiona a velocidade dos carros, que parecem voar.

Atravessamos a provincia de Córdoba pela Ruta 19 e paramos em San Francisco, com uma ameaça de temporal. Uma cidade bem desenvolvida bem na divisa com a província de Santa Fé. Encontramos com pressa um hotel, pois podia dar uma tormenta a qualquer momento, e estávamos bem cansados. Alarme falso, pois nem choveu.

9º Dia - 28/09/2013

Amanheceu nublado e com um vento forte. Na saída de San Francisco já é província de Santa Fé. Na Ruta 19 o vento lateral era muito intenso e pilotar estava sendo cansativo. Rajadas faziam a moto ir a 45º pra poder seguir em linha reta.

Quando chegamos na cidade de Santa Fé o tempo melhorou. Passamos pelo túnel que vai por baixo do imenso Rio Paraná até a cidade de Paraná, província de Entre Rios. Bem interessante saber que havia acima de nossas cabeças um rio enorme com um volume de água gigantesco.

Agora vamos pela Ruta 12 e logo depois a Ruta 127. Tiramos as capas de chuva, que não serviram pra nada. Pois apesar de todas ameaças, não choveu, e agora o clima está esquentando e o céu ficou completamente azul.

Paramos em Federal pra um lanche e descaçar. Depois de muitos quilômetros passamos pra província de Corrientes. Pegamos a Ruta 14 até Paso de Los Libres. Fomos direto a aduana dar saída da Argentina.

Gastamos bem menos dinheiro que esperávamos, então estava na hora de trocar Pesos Argentinos por Real. A casa de cambio da Argentina inventou uma desculpa e não fez a troca. O Pedrinho ficou revoltado e o Mauri atordoado. Era a única na região. Me informei e no centro de Uruguaiana encontramos uns cambistas e fizemos a troca tranquilamente. Com meus colegas mais calmos pegamos a estrada novamente. Perdemos muito tempo e talvez não chegaremos em São Gabriel antes do anoitecer.

Agora longas retas na BR 290. Foi escurecendo e a viseira forrando de mosquitos diluídos. Simplesmente estava andando as cegas quando chegamos em Rosário do Sul, onde um bom hotel resolveu nossos problemas de cansaço excessivo. Sim, depois de mais de 5.500km em 9 dias, estávamos cansados.

10º Dia - 29/09/2013

Com um pouco de cansaço acumulado ainda, pegamos o ultimo trecho de estrada antes de chegar em casa. Agora falta pouco. Fomos por Santa Maria. Uma bela churrascada perto de Venâncio Aires e lá pelas 2hs da tarde estávamos em Portão. São e salvos, felizes e cheios de histórias para contar.
Obrigado Mauri Rodrigues da Silva e Pedro Ody pela companhia!


Resumo:

Partida e chegada em Portão-RS. Abaixo os destinos de cada dia:

01 dia - Presidencia Roque Sans Pena, Chaco;
02 dia - Purmamarca, Jujuy;
03 dia - Purmamarca, Jujuy; (subimos até Susques)
04 dia - Cafayate, Salta;
05 dia - San Fernando del Valle de Catamarca, Catamarca;
06 dia - Chilecito, La Rioja;
07 dia - Villa Union, La Rioja;
08 dia - San Francisco, Cordoba;
09 dia - Rosário do Sul, RS;
10 dia - CASA!


Obrigado por acompanhar nossa pequena aventura.



(Clique nas fotos para ampliar...)


Amanhecendo em Villa Union.

Ta na hora de pegar a estrada!

El Chiflon.

Parada em El Chiflon.

Castelo construído em 1870 com 7.000 m2.

Este castelo tem atualmente 143 anos.

Guerreira se apresentando.

Hoje um hotel 5 estrelas! www.elcastillohotel.com.ar

Subindo o Camino del Cuadrado.

Nossa ultima estrada sinuosa da viagem. Daqui pra frente somente longas retas.

Loja de motos em San Francisco.

Jantar em San Francisco.

Depois de centenas de quilômetros, somente vinho pra dar sono. :)

Quando a idade vem chegando...

...nada como uma boa parceria. :)

Ultima foto na estrada, em Santa Maria.

Chegamos sãos e salvos após 6.000 km.

Cada cor na trilha, é um dia de viagem. Os primeiros e últimos dias foram de maior deslocamento.

Circulamos por um pequeno pedacinho da terra.




Trips em Video