Contrafortes dos Andes 2015 - 6º Dia

Desayuno feito, água pro mate aquecida e pé na estrada!
Pra sairmos do Vale Calchaqui partindo daqui de Cachi temos que subir alguma dessas encostas que nos rodeiam, sem importar pra qual lado vamos, ou então retornar pro sul até Cafayate onde o Rio de Las Conchas rasga a montanha na Quebrada de las Conchas. Portanto vamos subir!

Seguimos em frente pela Ruta 40 até Payogasta onde pegamos a Ruta 33 que aponta direto pro leste encosta acima. A altitude sobe rápido e a paisagem é tomada por milhares de cardones espalhados até onde a vista alcança pelo altiplano e montanhas. Aqui é o Parque Nacional Los Cardones! Realmente cardones não faltam...

Cruzando o parque a 3.000 metros de altitude tem um trecho interessante chamado Recta del Tin Tin com 19km. Foi traçado a mais de 500 anos como parte do Camino del Inca. Chama a atenção a precisão desta linha feita sem os atuais equipamentos de medição. Segundo dizem, os incas usaram na época fogueiras para delinear e criar essa reta perfeita.

Seguimos subindo e aos poucos uma densa neblina foi tomando conta de tudo. A visibilidade caiu bruscamente e altitude subiu até os 3.348m na Piedra del Molino. Era pra estarmos vendo uma paisagem deslumbrante da Cuesta del Obispo com a estrada que agora é de terra e desce serpenteando por encostas íngremes Andes abaixo. A neblina virou chuva e seguimos descendo e contornando infinitas curvas. Parou a chuva, o asfalto recomeçou e a descida continuou ainda por um longo e demorado trecho. Estamos descendo os Andes e não uma serrinha qualquer. :)

Pegamos agora Ruta 68 em direção a capital Salta por uma região bem povoada com muito trânsito, sinaleiras, etc. Abastecemos na saída de Salta e pé na estrada em direção a Jujuy, Agora pela Ruta 9 e depois a 34 podemos andar em alta velocidade e em pouco tempo estamos na capital San Salvador de Jujuy pra abastecer novamente.

Agora subiremos a cordilheira mais uma vez até Purmamarca a 2400m de altitude. Entramos pela famosa Quebrada de Humahuaca e a medida que subimos a paisagem vai ficando árida. Nosso hotel fica além da cidadezinha, um pouco mais alto e com uma bela vista panorâmica da Quebrada de Purmamarca. Depois do check-in voltamos ao vilarejo pra explorar um pouco suas ruas e arredores além do artesanato local que é bem variado.

Enquanto andávamos pelas ruas estreitas e empoeiradas e cheias de turistas avistei meus amigos de Portão. Combinamos por telefone de se encontrar no hotel. Bem legal encontrar o Canário, a Cristina e o Flavio e a Jane na rua a milhares de quilômetros da nossa cidade nesse ambiente bem diferente.

Nesta noite tivemos uma calorosa janta no Hotel Luna Daniela da amiga Silvia Fagiani com a mesa repleta de amigos brasileiros! Do lado de fora frio, o céu estrelado e as montanhas iluminadas pela lua.


Viaturas deixando o Vale Calchaquies. O Nevado de Cachi se impondo na paisagem.


Parque Nacional Los Cardones!


Cardones pra todos os lados!


Recta del Tin Tin com 19km a 3.000m altitude.


Cardones até onde a vista alcança.


Recta del Tin Tin no fim.


Será que a gravidade aqui é diferente!?!


Guanacos e neblina.


Piedra del Molino e a Capela a 3348m de altitude. Agora é só descer!



Comprando maças andinas no ponto onde o asfalto recomeça.


Laranja Mecânica!


Entre uma curva e outra, um gole de chimarrão.


Trecho estreito da Ruta 33 na Quebrada de Escoipe.


Descendo, descendo e descendo.


Entrando na Quebrada de Humahuaca.


Denise e Benardo.


Viaturas ao lado do Rio Grande.


Expedicionários no cartão postal de Purmamarca.


Purmamarca!


Selfie! :)


Cerros multicoloridos.


Trilhando.



Senderos de Purmamarca


Mescla de cores.


Purmamarca lá embaixo.


Artesanatos.


Pasta asada con queso y jámon? Como chama mesmo? Só sei que estava bem bom!


Construções de adobe e madeiras do teto em cardo.


Anoitecendo e ficando friozinho...


Terraza con vista para los cerros.


Mais um vinho do Vale Calchaqui.


Brasileirada reunida no Luna Daniela!



Contrafortes dos Andes - 7º Dia