Contrafortes dos Andes 2015 - 1º e 2º Dia

1º Dia - 14/02/2015

Viagem de uma semana aos contrafortes da Cordilheira dos Andes com um Subaru Forester, vulgo Forasteiro, tripulado por mim, minha mulher e filho e um Suzuki Jimmy, o poderoso Laranja Mecânica, com o companheiro Darci Tartari e esposa.

Primeiro dia com os ânimos explodindo saímos antes do sol nascer para ver o dia clarear na estrada. Saí de Portão e o Darci de Rio Grande, ambos do Rio Grande do Sul. Marcamos encontro em Santa Maria, para nos conhecer no mundo real e depois seguir viagem juntos. Logo no início da tarde estávamos na aduana em São Borja, mais precisamente em Santo Tomé, província de Missiones, onde fizemos os trâmites necessários, trocamos dinheiro e abastecemos as viaturas com a "nafta" purinha da Argentina.

Nosso destino, capital Resistência, na província del Chaco, foi alcançado depois de rodar por mais de 1.000km nas províncias de Missiones, Corrientes, incluindo aí nosso querido estado do Rio Grande do Sul. Passamos a ponte sobre o Rio Paraná já no escuro da noite e chegamos cansados no Hotel Covadonga.

O dia foi comprido e cansativo até mesmo por estar levando junto comigo meu filho de 1 ano e 3 meses que exige atenção e cuidados, com paradas mais seguidas...

O Hotel reservado não tinha garagem. Como era feriado de Carnaval, a cidade estava lotada, com suas ruas estreitas no centro, achar uma garagem segura, com vaga disponível e que não exigisse deixar a chave com os manobristas foi especialmente estressante depois deste dia longo. O Darci  deixou o Laranja Mecânica na rua mesmo, quando enfim encontrou um lugar vago. Tudo resolvido achamos uma pizzaria e mandamos umas maravilhosas Cervezas Patagonia Weisse.

2º Dia - 15/02/2015

Agora a grande planície chacopampena nos cercará pelo dia inteiro por mais de 800km. Atravessamos a província del Chaco, a província de Santiago del Estero e parte da província de Tucumán. Uma tormenta majestosa e assustadora nos seguia, mas sem conseguir nos engolir, desde a capital Santiago del Estero até Termas do Rio Hondo, uma cidade turística interessante que passamos batido, pois nosso destino nos clamava.

Depois de rodar por quase o dia todo, os Andes, ou melhor, os contrafortes dos Andes começaram a se descortinar por detrás de pesadas nuvens e o pouquinho que víamos era o bastante pra saber que a planície sem fim, tava chegando ao fim!

Então iniciou uma chuva forte e começamos a subir a cordilheira pela Ruta 307. Intermináveis curvas serra acima e abaixo de uma chuva torrencial impressionante. Ao atingir a altitude de 2.000m por mágica a chuva cessou e a mata fechada virou campo aberto rodeado por montanhas. Fim de tarde e chegamos a Tafí del Valle, depois de rodar 840km, no hotel Mirador del Tafí a 2014 metros de altitude com um friozinho de inverno. Por sorte fizemos as reservas no hotel pois a cidade estava lotada de turistas e certamente seria brabo achar uma cama quentinha.

Hotel confortável com um restaurante amplo no qual jantamos com musica de uma cantora local, enquanto degustávamos um bom vinho. Lá fora a chuva venceu a barreira da altitude, garantindo uma bela noite de sono.


Laranja Mecânica atravessando a imensa planície chacopampeana.


Dia-a-dia da viagem.


Atravessando o Rio Paraná entre Corrientes e Resistência.


Assim termina o dia, com pizza e Patagonia Weisse!


Praça de Resistencia.


Abastecendo em Suncho Corral.


Planície sem fim.


Subindo os Contrafortes dos Andes.


Chegamos em Tafí del Valle!


Uhuuu!!!!


Música, vinho e janta!



Contrafortes dos Andes - 3º Dia